5 hábitos de vida altamente saudáveis

História da Irene

Uma vida saudável e com qualidade é o desejo de quase todas as pessoas do mundo. Com as atribulações do mundo moderno, fica cada vez mais complicado manter a saúde em dia e a mente completamente equilibrada. Problemas como o estresse, os distúrbios de ansiedade e a depressão representam ameaças tão tangíveis quanto as doenças de ordem “física” e devem ser igualmente tratados. Para manter o corpo e a mente sãos sem perder o pique e, acima de tudo, conciliando tudo isso com as tarefas do dia a dia, preparamos um guia com as regras básicas para se alcançar uma vida plenamente saudável.

1 – Alimentação

Não é novidade que tudo o que comemos tem influência sobre nossa saúde física e mental. Alimentar-se de maneira correta é fundamental para que possamos manter as funções do organismo em dia e, mais que isso, ter energia para cumprir nossas obrigações e atividades diárias. Ingerir muitas verduras, frutas e legumes, não exagerar nos doces e na gordura e fugir o quanto for possível de refrigerantes e álcool são diretrizes de uma boa alimentação, mas não são o suficiente.


Muitas vezes, a dieta à qual você se submete pode ser a verdadeira vilã para a sua saúde. A autocrítica, nesses casos, pode estar atrapalhando sua saúde mental e, por isso, é sempre bom ponderar se não se está pesando a mão nas dietas e na cobrança consigo mesma quanto a fatores como o peso e as gordurinhas a mais. Afinal, ser feliz também é saborear um brigadeiro de vez em quando.

2 – Atividade física

Tanto quanto a alimentação, a atividade física ajuda a manter os níveis de funcionamento do corpo em ordem. Já está mais que comprovado que praticar exercícios libera serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Colocar o corpo em movimento colabora para que se tenha mais disposição ao longo do dia. Se você não gosta de malhar, busque atividades que unam o exercício ao lazer, como uma caminhada no parque ou uma aula de dança. O importante é se mexer.

3 – Sono regular

Dormir bem e durante tempo suficiente é outra das regras para quem pretende alcançar uma vida saudável. Quando descansamos de forma adequada, somos capazes de organizar melhor nossa rotina e realizar nossas atividades com mais energia. O local em que dormimos, o tipo do colchão, o clima, tudo influencia para que nossas noites de sono sejam verdadeiros laboratórios de restauração do corpo e da mente.

4 – Amigos, muitos amigos

Cercar-se de pessoas queridas, que pensam e agem de forma positiva, é o primeiro passo para ser mais feliz e, consequentemente, saudável. Poder contar com a companhia de quem te quer bem e tem ideias parecidas com as suas é regra de ouro para uma vida com qualidade. Essas pessoas estarão por perto quando você mais precisar delas, e também não se afastarão quando tudo estiver às mil maravilhas, te ajudando a superar os momentos de angústia e aproveitando com você as melhores partes da vida.

5 – Relaxar é preciso

Ao menos uma vez ao dia, não importa se são cinco minutos ou duas horas, dedique algum tempo à ociosidade total. Evite, nesses momentos, pensar sobre os problemas ou desafios que você precisa vencer, e foque a mente em sensações, lugares, pessoas e objetos agradáveis. Cuidar da cabeça é tão importante para ser saudável quanto cuidar do organismo.

Voltar
Comentar Comentar Imprimir Compartilhar Facebook Twitter Google Plus
Não percam Irene no Ar
Não percam Irene no Ar
Programa inédito todos os sábados das 11:00hrs às 12:00hrs, reprisando às quintas-feiras às 19:15hrs, no Canal 40 UHF da TV Opinião (Esporte Interativo)